Que passamos mais tempo no trabalho do que com nossa família, não é novidade para ninguém. Conviver em um ambiente com tantas personalidades e objetivos diferentes não é tarefa fácil. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem lhe ser úteis em seu ambiente profissional. Confira:
Disposição para ajudar
A boa vontade em ajudar os colegas de trabalho rende bons frutos durante toda a trajetória de carreira. Se alguém já o ajudou em um momento difícil é certo que você carrega esta lembrança e estará sempre disposto a retribuir o auxílio oferecido, mesmo que já tenha se passado um bom tempo. Espírito de servir é fundamental para que o profissional se destaque.
A disposição em ajudar traz inúmeros benefícios. O profissional vai criando relação de confiança e estabelecendo parcerias.
Sem derrotismo
Esqueça frases do tipo: “não dou conta de fazer” ou “é muito difícil”. Em vez de encarnar de antemão o derrotismo, aposte na capacitação para enfrentar desafios profissionais. Pegue a tarefa difícil, pesquise e dedique-se porque certamente sairá mais capacitado depois disso.
Prometeu? Cumpra
Ninguém é obrigado a prometer, mas ao fazer, cumpra. Para isso, procure sempre avaliar bem prazos que são possíveis para suas entregas.
É preferível dizer que o relatório ficará pronto em três dias a prometê-lo para o fim da tarde e não honrar o compromisso. Isso vale para horários também. Pontualidade é importante.
Equilibre o tom de voz
Quem nunca teve um colega cuja voz ecoava em todo o ambiente? Hoje em dia, são raras as salas individuais e por isso o equilíbrio no tom de voz é importante para não incomodar as pessoas.
O som se propaga com mais facilidade em ambientes abertos. Mas, lembre-se de que a regra é o equilíbrio. Falar baixo demais também não é uma boa pedida.
No entanto, atente também à cultura da empresa. Em um ambiente culturalmente informal, falar um pouco mais alto não é deselegante.
Fonte: http://exame.abril.com.br/