Você recebeu um convite para ir a uma festa da empresa em que trabalha. Opa, legal! Aí você se dá conta que o traje para a festa é passeio completo. Hum… começou a complicar.
Nesse momento, vem a clássica pergunta: com que roupa eu vou?? Entram em cena os burburinhos com os colegas de trabalho sobre os looks mais adequados e começam as consultas no Google, com a família, amigos, namorados, maridos… enfim, restam duas opções: usar o que você já tem ou comprar algo novo.
Você já passou por essa situação? É bem comum, principalmente nesta época do ano, cheia de confraternizações nas empresas. Então, imagine um local de lazer em que o diretor da empresa, o seu chefe e os seus colegas de trabalho também estarão. Dá um pouco de receio, né? E é natural essa preocupação porque queremos passar uma imagem legal e coerente com o nosso estilo.
As pessoas observam mesmo, é fato, principalmente em eventos dessa natureza, portanto, ao receber um convite da empresa para uma festa, a primeira coisa que você precisa saber é o código de vestimenta, o chamado ‘dress code’. É isso que impõe o que deve ser usado em determinada ocasião.
Entretanto, é muito comum as pessoas não seguirem esse código. Mas pense comigo, se o anfitrião teve o cuidado de escolher qual é o tipo de festa que pretende realizar, porque nós, como convidados, não obedeceríamos a regra? É sinal de respeito e bom senso.
Mas e se o convite não mencionar? Então você deve se informar sobre o traje adequado com o setor responsável pela festa (geralmente é a área de Gestão de Pessoas ou Comunicação da empresa). Isso não é necessário se você foi convidado para um churrasco, por exemplo, pois aí o evento é bem informal. Mas, lembre-se sempre que, o seu comportamento pode refletir na sua carreira, independente se é um simples churrasco ou uma festa mais sofisticada.
Autor: Andréia Sversut, Comunicadora e palestrante de temas que envolvam gestão de comunicação e etiqueta profissional – comportamento e moda no trabalho.