O Uniforme e a mudança do comportamento no atendimento

O Uniforme e a mudança do comportamento no atendimento é um assunto em alta atualmente. Os uniformes são grandes aliados quando o assunto é marketing. Ter um colaborador com sua marca estampada em seu traje de trabalho transmite organização, comprometimento e seriedade junto aos clientes com os quais ele se relaciona todos os dias.

Num cenário onde o padrão de comportamento sofreu mudanças e os relacionamentos profissionais foram impactados, a velocidade com que se deve transmitir a ideia de um bom produto ou serviço aumentou muito. É como se ninguém tivesse tempo para mais nada.

Quando você entra em um estabelecimento e é recepcionado, em poucos segundos já é possível avaliar a pessoa e o local, quer seja pela organização do ambiente, pela iluminação, pelo tipo de abordagem e claro, pela forma com que se veste a pessoa que lhe recebe. É aí que entra a diferenciação oferecida pelo uniforme.

Reconhecimento e credibilidade

Responda rápido: como você reagiria se fosse abordado por um profissional daquela lanchonete que tem a letra M ou naquele posto de combustível que começa com B, sem os seus respectivos e reconhecidos uniformes?

E se uma pessoa tocar a campainha de sua casa dizendo que quer lhe entregar uma correspondência, sem aquele tradicional uniforme amarelo? Você a atenderia?

Viu como o uniforme faz toda a diferença já nos primeiros segundos de contato visual?

Força na marca

Quando pensadas estrategicamente, ou seja, de maneira que a marca seja valorizada nas peças, elas são capazes de fortalecer a empresa e solidificá-la na mente dos consumidores e potenciais clientes.

Independente do segmento ou tipo de serviço/produto oferecido, os uniformes representam a imagem corporativa do negócio. 

A relação entre uniforme e marketing

Segundo uma pesquisa realizada em 2011 por Ashwini K. Poojary, na Universidade de Suffolk, em Boston (EUA), as peças de trabalho são uma excelente ferramenta de marketing. Este estudo mostrou que os trajes são, em média, 73,5% mais eficientes do que comerciais de televisão, 71,5% mais eficientes que anúncios em jornal e 74,4% mais efetivos do que anúncios em rádio.

E por que isso acontece, afinal? Existem vários fatores que fazem com que o uniforme contribua com a promoção de uma empresa.

O primeiro deles está associado à padronização da equipe, uma das principais funções das peças é ajudar a transmitir a imagem de mais organização aos clientes. Dessa forma, ao demonstrar esse cuidado com a vestimenta da equipe, os consumidores e parceiros da marca entendem que essa preocupação também é aplicada aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

A primeira impressão é a que fica

Uma equipe uniformizada transmite uma imagem positiva de profissionalismo e credibilidade o que, para um negócio, é essencial, pois clientes confiantes e satisfeitos com o trabalho realizado tendem a indicar a empresa para outras pessoas.

Personalização

Para que sejam considerados uma ferramenta de marketing efetiva, é fundamental que os uniformes sejam personalizados. Lembre-se que o traje funciona como um cartão de visitas. É por meio dele que você conseguirá apresentar sua empresa e que as pessoas poderão reconhecê-la. 

Uma identidade única para sua empresa

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Além dos modelos já padronizados pelo mercado, é possível desenvolver peças exclusivas para sua empresa, com cortes especiais, cores que representam a sua marca e outros detalhes que se façam necessários. Nós da Fato Uniformes temos clientes com modelos desenvolvidos especialmente para seus funcionários, o que transmite exclusividade e fortalece ainda mais a marca.

Confira também nosso artigo O que as PMEs precisam saber sobre Uniformes para funcionários

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